ContaAzul lança emissor de notas fiscais eletrônicas para exportação, remessa e retorno

Os clientes da ContaAzul, líder no mercado brasileiro de softwares para pequenas empresas, já podem utilizar novas funcionalidades do sistema que permitem ganho de tempo e economia aos empreendedores. O serviço de emissões de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), mecanismo ativo desde a estreia do sistema ContaAzul, recebe novas ferramentas que permitememissões com rapidez e eficiência operacional, em cada tipo de atribuição, tudo dentro do mesmo sistema.

Para a emissão de Nota Fiscal de Exportação, amplamente utilizado por empresas que vendem bens e serviços para o exterior, a nota fiscal tem algumas particularidades. Para emiti-la é necessário detalhar na NF-e de exportação informações de impostos específicos para este tipo de operação. Nesses casos não é necessário, por exemplo, identificar a cidade de destino ou a localidade exata de seu cliente, apenas o país. Assim, basta informar no cadastro do cliente no ContaAzul que o endereço é de outro país para o emissor do sistema entender o tipo de nota que você precisa para a operação.

O passo a passo deste tipo de emissão tem alguns ajustes, para dispensar campos como CNPJ/CPF e incluir o local de embarque da mercadoria para fora do país (onde está o porto ou o aeroporto que receberá o produto no destino, por exemplo). Nesse caso é preciso assinalar a situação tributária do ICMS (isento/imune) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

A Nota fiscal de Remessa, um dos documentos essenciais para acompanhar mercadorias em remessas simples, movimentações nas quais não existiram venda, é isenta de tributos porque as operações comerciais aconteceram antes ou virão depois dessa movimentação — diferente da venda, quando há cobrança de impostos aplicada normalmente à nota.

Exemplos de notas de remessa são amostra grátis, brindes, doações, consertos, consignação, demonstração, depósito externo, industrialização (transformação de uma matéria-prima em outro produto em unidades diferentes da mesma empresa, por exemplo), entre outros 15 tipos de remessa, que precisam ser discriminados na nota. Por ser isenta de impostos, sua emissão é simplificada.

No último caso, a Nota fiscal de Retorno, outra modalidade bastante particular de emissão, o sistema é um pouco diferente da simples remessa. A NF-e de retorno — ou nota de devolução — é o documento fiscal que acompanha mercadorias em uma devolução de compra ou venda por questões como troca por erro ou defeito, retorno do conserto, de consignação, de demonstração, de depósito, de evento, etc.

A companhia pode emitir notas fiscais de devolução de compra para retornar produtos entregues por um fornecedor de forma imprecisa e caso necessite retornar um produto que a própria empresa vendeu, Para todos estes casos, uma nota fiscal de retorno pode ser emitida.

Nota de remessa e nota de retorno

Atenção para alguns detalhes: As notas de remessa e retorno têm finalidades distintas. Em geral, as de remessa envolvem movimentações de saída de mercadoria da empresa sem operação de venda. As de retorno envolvem justamente o inverso, a devolução, o caminho de volta dos bens. Existem mais motivos de remessa do que de retorno, já que itens como vasilhames, amostras grátis e brindes saem da empresa e nunca mais voltam.

As novidades do Sistema ContaAzul complementam uma lista de emissões que já são realizadas pelos clientes. O sistema online oferece suporte a diferentes tipos de nota fiscal e é uma alternativa ao emissor gratuito da Sefaz, que será descontinuado a partir de 1º de janeiro, porque facilita a geração do documento com integrações e armazenamento do histórico de clientes, vendas e notas emitidas. Também disponibiliza o Danfe (Documento Auxiliar da NFe) e enviar por e-mail ao cliente com um clique.

O ContaAzul emite notas fiscais de produto com suporte a certificado A1 e A3 tanto em vendas dentro do mesmo estado quanto nas interestaduais. No caso da NFS-e (nota fiscal eletrônica de serviço), o sistema está homologado para mais de 100 cidades. É possível ainda emitir notas fiscais de compra, para os casos em que sua empresa têm de tirar a nota no lugar do fornecedor. Saiba mais sobre nota fiscal eletrônica.

Informações para a imprensa
imprensa@contaazul.com

Medialink Comunicação — Fone: (11) 3817–2131/ (11) 99662–1192
Raul Fagundes Neto — raul.fagundes@medialink.com.br
Fernando Marchi — fernando.marchi@medialink.com.br
Amauri Vargas — amauri.vargas@medialink.com.br

Leonardo Camacho — camacho@contaazul.com