Contabilitês para iniciantes: O que é patrimônio líquido? Como calcular?

Este post é o primeiro de uma série onde vou explicar Contabilitês para quem não entende sobre "essas coisas de dinheiro"

O Patrimônio Líquido é tudo aquilo que você tem MENOS aquilo que você deve. É importante calcular o PL anualmente para saber se você está indo em direção a mais dívidas ou se dirigindo para obter mais patrimônio. Nem sempre ter poder de compra significa que você tenha mais dinheiro, por isto que o cálculo anual é válido para fazer um retrato de como estão as suas finanças pessoais.

Este é um exemplo de como você vai calcular o seu PL: some todos os seus ativos e diminua todos os passivos — ou seja, o que você possui menos o que você deve
Isis Bussons foi convidada a ter o seu artigo em ContaAzul Notícias por trazer um ponto de vista interessante acerca de um assunto que interessa ao empreendedor. Exceto por essa nota, o texto foi publicado na íntegra.

Dívida boa? Eu tenho algumas restrições em relação àquilo que normalmente chamam de "dívida boa", como financiamento de casa ou carro. Pense que o Patrimônio Líquido é o dinheiro que você teria em mãos se você precisasse vender tudo o que você tem e pagar tudo o que você deve hoje. Portanto, quanto mais realista, melhor. Por exemplo, se você comprou um carro a dois anos atrás por $10.000, o valor de revenda seria o mesmo? Computadores e eletrônicos também podem entrar na lista de Ativos (ou: aquilo-que-você-tem), assim como dívidas de financiamento devem entrar naquilo que a gente chama de Passivo.

Fazendo contabilidade pessoal como gente grande :)

Se você quiser calcular o seu Patrimônio Líquido, tem esta ferramenta bem simples online que pode te ajudar.