Empreendedores têm diagnóstico de lucro ou prejuízo com DRE Gerencial do sistema ContaAzul

ContaAzul, líder nacional em sistema de gestão para micro e pequenas empresas, anuncia novo recurso para empreendedores preocupados em acompanhar a situação de lucro ou prejuízo em suas micro e pequenas empresas em tempo hábil para tomar decisões certas. Trata-se do relatório Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) Gerencial, que permite o entendimento da saúde financeira dos negócios em períodos específicos.

O DRE resume as operações financeiras da empresa em um determinado período e mostra com clareza se houve lucro ou prejuízo. Isso é feito pela análise de receitas, custos e despesas segundo a competência das movimentações financeiras.

Existem diferentes modelos de DRE. No ContaAzul, a ferramenta disponibilizada tem finalidade gerencial. Ele é diferente do DRE Contábil, obrigatório por lei para empresas que adotam o regime de competência, porque não apresenta dois grupos de informações: depreciação e provisionamento das Férias, 13º e os encargos sociais incidentes sobre os mesmos. Ainda assim, o uso gerencial do DRE já traz ganhos importantes para uma micro ou pequena empresa, permitindo confrontar receitas e despesas ou comparar o cenário de diferentes meses, por exemplo.

Por que o DRE Gerencial é importante

Todo empreendedor quer saber se sua empresa dá lucro ou prejuízo. Este relatório é extremamente útil para isso, ao permitir uma espécie de raio-X de sua empresa. Ao manter o sistema atualizado com a movimentação financeira, o DRE também fica atualizado e preciso. Descobre se teve mais ou menos lucro mês a mês, ano a ano. E pode agir para corrigir erros e aumentar margens.

Trata-se de uma ferramenta vital para o sucesso de um negócio; com o ContaAzul o empreendedor pode tê-lo de forma rápida e prática. Não só para entender o passado, mas para também fazer projeções de crescimento, análises da evolução de custos ou de recebimentos, entre outros.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que a taxa de mortalidade das empresas com dois anos de funcionamento ou mais é de a 24,6% . De acordo com os especialistas grande parte desse índice pode ser atribuída à má administração e situações encontradas corriqueiramente são à mistura entre o patrimônio pessoal dos donos e o dinheiro das empresas e à falta de um sistema claro de contabilidade, que compromete a manutenção e a capacidade de investimento das empresas.

O DRE Gerencial do sistema ContaAzul favorece ainda mais as chances de sucesso do empreendedor. Adicionalmente, o sistema permite a integração das operações da empresa com a contabilidade, sem custo adicional, com o ContaAzul para Contadores.

Veja o post no blog da ContaAzul com ainda mais detalhes sobre o DRE Gerencial. https://blog.contaazul.com/dre-gerencial-micro-pequena-empresa

Informações para a imprensa
imprensa@contaazul.com

Medialink Comunicação — Fone: (11) 3817–2131/ (11) 99662–1192
Raul Fagundes Neto — raul.fagundes@medialink.com.br
Fernando Marchi — fernando.marchi@medialink.com.br
Amauri Vargas — amauri.vargas@medialink.com.br 
Leonardo Camacho — camacho@contaazul.com

Sobre a ContaAzul

A ContaAzul (www.contaazul.com) é uma empresa brasileira, fundada em 2011, que oferece inovador sistema de gestão 100% online (na nuvem) para micro e pequenos negócios. A empresa foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício para receber mentoria sobre design, distribuição online e métricas, ficando incubada por quatro meses nos Estados Unidos.

Após o destaque no programa de aceleração de negócios da 500startups, a ContaAzul chamou a atenção de inúmeros investidores ao redor do mundo, recebendo investimentos da Monashees Capital, Ribbit Capital, 500Startups, Napkn Ventures, Tiger Global e Valar Ventures. Recebeu o prêmio de melhor aplicativo web brasileiro em 2012 e em 2013 foi considerada a melhor startup B2B, além de ter o melhor co-founder, todos reconhecimentos recebidos pela The Next Web (maior publicação europeia sobre startups). Em 2014, foi eleita entre as 10 empresas mais inovadoras da América Latina pela publicação norte-americana Fast Company.