Negociação para escritórios de contabilidade

falamos sobre como criar seu escritório - físico ou online - demos dicas para evitar problemas com pagamento dos honorários. Agora chegou a hora de adentrarmos nas questões práticas desse serviço.

Glauber Segalla foi convidada a ter o seu artigo em ContaAzul Notícias por trazer um ponto de vista interessante acerca de um assunto que interessa ao empreendedor. Exceto por essa nota, o texto foi publicado na íntegra.

Neste tópico discutiremos como melhorar um habilidade imprescindível na área contábil: a negociação. Segundo um dos melhores treinamentos online sobre essa temática em apenas quatro passos é possível evoluir nessa atividade.

Macetes para melhorar na arte da negociação

1 - Preparação

Antes de ir a rua procurar novos clientes é preciso ter autoconhecimento. Descubra qual seu perfil de negociador. Somente após essa etapa vá para o contato interpessoal. Para facilitar sua escolha, existem cinco perfis de negociadores:

  • Competitivo - também conhecido como exigente
  • Cooperante - flexível e não diz “não”
  • Perfeccionista - o que sempre anda na linha
  • Impaciente - o mega agitado
  • Sedutor - o perfeito político

2 - Conheça o cliente

Assim como um vendedor precisa conhecer seu cliente, você também deve coletar o máximo de informações sobre a quem oferecerá seus serviços. Utilize as redes sociais para facilitar seu trabalho.

E lembre-se: explore o perfil dos clientes. Cada um tem interesses e maneiras de trabalhar específicas. Por isso busque se adaptar a eles.

3 - Flexibilidade é a palavra de sucesso

Isso vale tanto para negociar valores, pagamento de dívidas e serviços prestados por sua empresa. Nunca parta para a agressividade. Trate seu cliente com respeito. Saiba ser flexível e quando for preciso, ofereça prazos e serviços diferenciados.

4 - Renegociação é crucial

Renegociar será uma palavra bastante utilizada no seu vocabulário. Você precisará rever valores na hora de receber, de fechar negócios e até mesmo encontrar novos clientes. Ao optar por negociar novamente você demonstra conhecimento do cliente, confiança nele e abre portas para novos contratantes.