Transformação digital muda o ritmo de trabalho dos contadores

A evolução tecnológica observada na última década ajudou a reinventar inúmeras atividades profissionais; taxistas, fotógrafos, designers, publicitários, jornalistas, bancários, comerciantes e advogados, são exemplos de carreiras que se transformaram em meio a essas mudanças.

Veículos que contaram esse história

Até meados da década de 2000 os taxistas dependiam de guias e mapas impressos para a orientação dos destinos menos populares. Atualmente a convergência de smartphones, internet 4G e atualizações nas tecnologias de GPS proporcionam grande facilidade para cumprir as mesmas tarefas.

Laboratórios, câmeras escuras, mesas de desenho e moldes manuais eram as únicas ferramentas disponíveis para que o trabalho de fotógrafos, designers e publicitários fosse possível.Atualmente essas ferramentas ainda são utilizadas como recursos criativos complementares. São as tecnologias digitais, no entanto, as grandes responsáveis pela transformação dessa indústria de economia criativa.

Mateus Ambros, gerente de produto da ContaAzul e um dos responsáveis pelo ContaAzul para Contadores.

A transformação digital mudou o trabalho dos contadores ao possibilitar a adoção de novas formas para se trabalhar. “O contador tem um papel estratégico e fundamental para o sucesso dos empreendedores que confiam na expertise desses profissionais. A papelada, o trabalho repetitivo e a burocracia, entretanto, são forças que roubam energia na relação entre o escritório de contabilidade e os clientes. A tecnologia surge como um fator decisivo na remoção dessas barreiras, liberando todo o potencial do profissional contabilista para o sucesso das pequenas empresas”, enfatiza o contador Mateus Ambros, um dos responsáveis pelo ContaAzul para Contadores.

No instante no qual o empresário e sua contabilidade se integram em um sistema de gestão, o contador passa a ter dados em tempo real o que permite um planejamento muito mais estratégico junto a seus clientes. “Antes os escritórios contábeis só podiam trabalhar com informações do passado, agora eles conseguem projetar o futuro e essa é uma grande contribuição para o sucesso dos empreendedores”, explica Marcella Medeiros, pesquisadora ContaAzul.

Na primeira onda de avanços na esfera contábil, a tecnologia possibilitou a digitalização de relatórios. A prática de transformar esses documentos requeria dias e até semanas com o trabalho manual para registrar todos os lançamentos do cliente. A revolução tecnológica que este ramo presencia agora permite conciliar todos os gastos, receitas, a tributação e o lucro dos clientes em alguns minutos e partir daí gerar relatórios que façam sentido para produtivos insights entre contador e cliente.

Quando o sistema de gestão permite que todos os lançamentos contábeis, financeiros e fiscais dos clientes sejam integrados automaticamente ao software contábil, o contador passa a ser capaz de aplicar seu conhecimento e experiência de um jeito muito mais útil para seu escritório e seus clientes.

Ajuda até para superar a crise

O apoio do Contador aliado às novas tecnologias dos sistemas de gestão online, são fundamentais para atravessar períodos complicados como os momentos de crise observados em 2016.

Os contadores sempre tiveram um papel crucial no aconselhamento das pequenas e médias empresas, que representam 27% do PIB brasileiro, ou, quase um terço de tudo o que produzimos. Com o boom de empreendedorismo que o País vive atualmente é cada vez mais importante que os contadores e os escritórios de contabilidade estejam alinhados com as melhores tecnologias para atender mais clientes da melhor forma possível.

Sobre a ContaAzul | Contatos da ContaAzul